Página destinada aos Ambientes de Gestão de Aprendizagem


Os Ambientes de Gestão de Aprendizagem são plataformas do tipo LMS (Learning Management Systems), LCMS (Learning Content Management Systems) ou PLE (Personal Learning Environment). Estes sistemas são essenciais nos processos de e-Learning e b-Learning sendo largamente usados por muitas instituições de carácter educativo e/ou formativo. O exemplo mais conhecido nas nossas escolas é a plataforma Moodle.

A plataforma Ecto foi experimentada pelo formador com a criação de um grupo e consequente exploração das possibilidades e ferramentas de avaliação e tracking da plataforma. Esta solução é baseada nos princípios estruturantes da Web Social, permite uma ligação entre os grupos de trabalho, não sendo por isso fechados como os LMS tradicionais, proporciona o trabalho colaborativo e permite uma expansão da rede de conectividade e aprendizagem, apenas limitada pelo próprio crescimento da rede Ecto.





logo_edu.gif O Edu 2.0 pretende ser mais do que um simples CMS, ou LCMS, ou rede social ou ainda agregador de feeds. Desenvolve-se, segundo os seus criadores em quatro grandes eixos: ensinar, aprender, usar recursos, discutir em comunidade já que as disciplinas podem ser privadas ou abertas à rede. As potencilidades são imensas e o melhor é mesmo experimentar, como verifiquei na preparação desta formação. Tem a vantagem, sobre a Ecto, de ter versão em português. Muito intuitivo, possui funcionalidades como livro de ponto, testes, blogs, wikis e muito mais. Em certos casos promete ser uma alternativa viável ao Moodle.






O Netvibes é um agregador, que pode constituir um autentico PLE, esta plataforma permite criar uma página personalizada com todos os conteúdos da web do seu interesse como notícias, email, blogs, previsão do tempo ou qualquer outro material disponível na internet. Pode-se utilizar o netvibes personalizado como página inicial no browser ou aceder aos seus conteúdos favoritos facilmente via internet quando não estiver em casa. É a ferramenta ideal para um professor seguir os blogs e wikis dos seus alunos.
Ao utilizar a tecnologia Feeds o utilizador pode acompanhar os novos artigos e demais conteúdo de um site ou blog sem que precise visitar o site em si. Sempre que um novo conteúdo for publicado o assinante do feed poderá ler imediatamente.

netvibes.jpg