Página destinada às ferramentas de comunicação síncrona e assíncrona

A constituição de redes sociais aplicadas à educação fomentam grupos de discussão e interacção com benefícios para aprendizagens de forma colaborativa, na medida em que permitem o acesso e a partilha de informação, de conteúdos e de conhecimentos. Estas novas formas de comunicação, mediada por computador, incluem ferramentas de comunicação síncrona e assíncrona como seja chats, o voice chat, messaging, file sharing (incluindo fotografias e vídeo), email, fóruns de discussão em grupo e Blogs.

songbeat.gif

O Songbeat é o programa mais moderno na Web para fazer download das músicas favoritas directamente para o computador usando uma plataforma de busca inovadora: basta submeter o titulo de uma canção ou de um artista e o Songbeat encontra-o! Não é ilegal!



external image chatsum_logo.gif
O Chatsum é um add-on para o seu navegador da Web que lhe permite conversar com os outros. No Chatsum os outros utilizadores podem ver o mesmo site que você e ainda deixar mensagens nos sites que visita.Pode ainda encontrar pessoas que gostam dos mesmos sites que você e conversar com elas.
É interessnte para utilizar como ferramenta de trabalho por uma comunidade científica, quando esta visita sites comuns.

external image hi5logo_96dpi_640x480.jpg

O hi5 é uma comunidade social virtual criada por Ramu Yalamanchi. Cada utilizador com registo no hi5 pode criar um perfil com um visual bastante atractivo podendo colocar fotografias, músicas e vídeos. O sistema de código HTML permite criar mais estilos e diversidades dentro do site. O hi5 possui o sistema de grupos em que um utilizador pode aderir a um determinado grupo consoante os interesses desse mesmo grupo (países, cidades, músicas, etc.)
Além de se encontrar em inglês, o site está traduzido também espanhol, francês, alemão, italiano, holandês, romeno, polaco, turco e em português.
O hi5 foi considerado o site mais visitado pelos portugueses em 2007, segundo o ranking mundial alexa.com






Feedity - Create RSS Feed for Any Webpage
Feedity - Create RSS Feed for Any Webpage


Esta ferramenta permite seleccionar uma ou mais webpages e criar uma RSS feed, ou seja, criar um alerta na nossa caixa de correio, que nos permite tomar conhecimento de cada vez que houver uma novidade (actualização) na webpage (ou webpages) que seleccionarmos. Em contexto pedagógico podemos utilizar esta ferramenta para ter conhecimento de cada vez que um aluno actualizar a webpage, ou por outro lado, eles podem tomar conhecimento das actualizações do professor, ou mesmo dos colegas.
Podem conhecer melhor esta ferramenta em
Feedity





windowslivemessenger.jpgO Windows Live Messenger é a nova geração do MSN Messenger que é um programa de mensagens instantâneas. O programa permite que um usuário da internet se relacione com outro que tenha o mesmo programa, podendo ter uma lista de amigos "virtuais" e acompanhar quando eles entram e saem da rede e acrescenta novos recursos aos já disponibilizados no MSN Messenger.
Por exemplo, é possível enviar mensagens a alguém da lista de amigos “virtuais”, mesmo que esteja offline, sendo que essa pessoa verá a mensagem quando estiver online. Outro recurso interessante é o Windows Live Favorites, onde se pode adicionar os sites favoritos, como no "Favoritos" do navegador de internet, mas com a vantagem de que teremos esse site gravado no nosso Messenger, podendo usá-lo em qualquer computador.
É uma ferramenta de comunicação em tempo real entre utilizadores que permite não só a troca de mensagens de texto como a partilha de ficheiros. O download e instalação do programa faz-se a partir do site http://get.live.com/messenger




O Skype é uma tecnologia que dá um passo à frente relativamente ao IRC (chat). Permite a comunicação em tempo real entre utilizadores através de mensagens skype_logo.pngde texto e chamadas de voz e vídeo. A filosofia de comunicação já não se baseia na criação e acesso a salas de conversação guardadas num servidor do serviço. Baseia-se na construção, por parte de cada utilizador, de uma lista de contactos personalizada e a comunicação é feita numa base P2P (Peer-to-Peer), ou seja, as chamadas são estabelecidas directamente de computador para computador sem passar por um servidor central.
O download e instalação do programa faz-se a partir do site do skype e da criação de uma conta pessoal.
A comunicação entre os utilizadores pode assumir a forma de mensagens escritas, IM ou Instant Messaging (Mensagens Instantâneas), e de chamadas de voz e/ou vídeo. Podem também ser realizadas conferências com vários utilizadores utilizando IM ou chamadas de voz. O skype ainda não permite a utilização de voz e vídeo em conferência.




Os blogs são plataformas de publicação e comunicação assíncrona tipo web 2.0 que se publicam cronologicamente como se fossem um diário. Pode ainda permitir comentários, dos leitores, aos textos publicados que se chamam posts. Têm como grande vantagem o facto de serem muito intuitivos e não necessitar de se saber construir páginas para a Internet, ou trabalhar com código. Os usos dos blogs em actividades didácticas/educativas/pedagógicas são múltiplas:

  • Apresentação das várias etapas de um projecto de um ou mais professores;
  • Apresentação de projectos/trabalhos realizados por alunos em AP ou qualquer outra área ou disciplina;
  • Criação de um jornal escolar online;
  • Divulgação das actividades de um clube de escola;
  • Apoio a um disciplina;
  • Discussão temática em FC ou quaiquer outras disciplinas/actividades.

    Uma forma fácil de entender o que é, e para que serve, um blog!




blogger.jpg Plataformas mais populares: Blogger ... um tutorial de iniciação.





logo_Wordpress.jpg Plataformas mais populares: Wordpress ... um tutorial longo mas muito completo.








Netvibes permite adicionar canais RSS para publicar noticías, previsão do tempo, além de um resumo dos e-mails do Yahoo!, do gmail ou de qualquer conta POP. O Netvibes também está integrado com vários serviços da web 2.0. Quem tem conta no Writely também pode visualizar os últimos documentos editados. Outros itens que podem ser adicionados à página do Netvibes são bookmarks do Del.icio.us, arquivos do Box.net além de compromissos de serviços que exportam no formato iCal.
netvibes.jpg



logo.gifO Gmail é um novo tipo de webmail,do Google com base no conceito de que o e-mail pode ser mais intuitivo,eficiente e útil.E,quem sabe até divertido! Afinal o Gmail tem menos spam, acesso por telemóvel e montes de espaço.




EQDWOCAB5H9UVCARB5800CAK4HC7TCADIXX93CASK1YWWCAOC98RBCAVAD2U9CAR34Y3YCAZS2BGUCAQXW8IUCAG8UH9WCADC1FIVCAU8OGZVCA17NMT6CAU2QD5CCAFA9HFZCAF3AFUICAX5UQQD.jpgO Squeak é uma novidade com pouco mais de uma década e raízes nos anos sessenta do século passado, baseada em smalltalk, a primeira linguagem de programação orientada a objectos, inventada por Alan Kay, desenvolvida na Apple e experimentada na Walt Disney. Squeak é a implementação de uma proposta sobre a forma como podemos utilizar os computadores para interagir com a informação, para criarmos o nosso próprio conhecimento. Enquanto sistema multimédia, precursor da programação das próprias brincadeiras, o Squeak eToys abre um mundo de possibilidades de exploração e experimentação em todas as áreas de conhecimento, excepcionalmente visível na simulação e representação de modelos, como afirmam B.J. Allen-Conn & Kim Rose, no livro Powerful Ideas in the Classroom, publicado em 2003.
Squeak é software livre e pode ser descarregado a partir do sítio web de http://www.squeak.org/ (versão original, em Inglês).



voki.gif
O Voki permite criar um avatar altamente personalizado e adicionar a própria voz!
Escolhida uma personagem de base, quase tudo é personalizável... Pode também escolher-se um fundo que poderá ou não conter animações.
O avatar pode ser adicionado a um blog/site... ou ser enviado aos amigos por e-mail.
É mais uma ferramenta que, integrada com outras num contexto de trabalho colectivo, pode constituir um instrumento motivador para a comunicação e para o desenvolvimento do discurso oral e estruturação do pensamento nos alunos mais jovens.
O Voki é um serviço on-line e gratuito.