Página dedicada a ferramentas de publicação audiovisual



O SlideShare é uma aplicação da Web 2.0 que permite a partilha de apresentações em PowerPoint ou em OpenOffice.
Pode-se inserir tags (etiquetas) que classificam a apresentação por temas e palavras-chave, deixar comentários às apresentações, é gerada uma URL pública que pode ser partilhada por email ou colocada numa página web, é gerado um link embed que pode ser colocado num blog.
As apresentações podem ser vistas sem se ter instalado o PowerPoint ou o OpenOffice.
logo_slideshare.gif






O Teacher Tube é outra aplicação Web 2.0, similar ao conhecido YouTube, que permite que seus usuários carreguem, assistam e compartilhem vídeos. O material encontrado pode ser colocado em blogs através de um link embed. Possui as habituais funcionalidades de comentários e tags.
teachertube.jpg




O Isuu é uma aplicação web 2.0 que permite enviar um ficheiro em pdf e obtermos um livro on-line. Possui as funcionalidades já referidas de catalogação com tags e link embed.

issuu-is.jpg




O Flickr é um aplicativo online que se destina a compartilhar e gerir fotografias. A partilha de fotos permite controlos de privacidade. A organização permite a formação de álbuns e colecções bem como os tags. Tem uma funcionalidade interessante que é a possibilidade de inserir a localização, através de mapa, do local onde foram efectuadas as imagens. Permite a elaboração de recursos, como cartões, livros, dvd’s…, a partir do próprio aplicativo.
flickr_logo_gamma_gif_v35314.gif





Trata-se de uma ferramenta on-line que permite procurar e guardar vídeos, em área personalizada, que o vodpod recolhe de uma série de sítios da net. Permite personalizações e catalogação por tags. Admite inclusões de widgets, com os vídeos guardados, em blogs.
vodpod_logo.png


Criando uma conta na Overstream é possível inserir legendas personalizadas num vídeo. O tutorial que a Overstream coloca à nossa disposição permite aprender as funções básicas 5 minutos. Muito útil para adaptar recursos para as nossas aulas. Gera um link embed que pode ser colocado em blogs, wikis e outros.
Segue-se um exemplo simples elaborado sobre um vídeo de um géiser islandês existente na net.

overstream_logo265x70.gif






O Photobucketé um serviço gratuito que permite o envio de imagens e videos e a produção de apresentações/slides de fotos. Pode ser útil na criação de webpages e personalização do blogue, já que ele fornece o código necessário para a inserção das imagens e videos em ambiente on-line.
Para realizar uma conta e poder usufruir dos recursos deste serviço, você precisará efectuar um registo no espaço, para isso, acessa o endereço
.

pblogo_144ea2.gif





O Shutterfly permite organizar, partilhar e criar fotografias on-line, gratuitamente, com segurança, sem limitações, restrições ou eliminação.
logo_sfly_story1.gif



Simy é um serviço social bookmarking. Permite gravar, marcar e escolher um marcador, link ou tag. Pode ser aberto permitindo partilhar ligações com outros, ou fechado.

simpy







O Truveo o é um motor de pesquisa de vídeos que facilita o acesso ao vídeo desejado. Simplifica bastante a procura uma vez que permite pesquisar de várias formas: por temas, actualidade, os mais vistos e os mais votados.

sem_titulo







O Clipshack é uma comunidade de partilha de vídeos. A associação ao clipshack permite mostrar vídeos aos amigos e família, receber opiniões sobre os vídeos realizados ou simplesmente apreciar alguns dos vídeos presentes no site. Este site é completamente gratuito e exige a instalação do Adobe Flash Player 7 ou outro mais recente.

clipShackLogo1.jpg




O Vimeo é uma comunidade de pessoas que adora fazer e partilhar vídeos. Desde os pequenos momentos aos mais gloriosos, o Vimeo é uma forma fácil de fazer upload, armazenar ou partilhar todos os vídeos criados.
A qualidade e segurança dos vídeos é importante, pelo que o Vimeo oferece uma gama de opções e ferramentas que ajudam qualquer pessoa, mesmo os mais amadores.


vimeo_logo.gif


O Google Calendar é um serviço de agenda e calendário on-line gratuito. Disponível numa interface web, é possível adicionar , controlar eventos, compromissos, compartilhar a programação com outras pessoas, agregar à sua agenda diversas agendas públicas... Para professores – por exemplo, permite publicar datas de testes, prazo de entrega de trabalhos, etc.
Como a maioria dos serviços desta empresa, é necessário possuir uma conta no Google.
calendar_logo.gif


Muitas vezes fazer um tutorial parece que não é suficiente, sentimos vontade de chamar um técnico a nossa casa para mostrar como se faz determinada tarefa. O Wink está aí para resolver este problema! Afinal, com ele conseguimos fazer vídeo-tutoriais em arquivos SWF (Flash) e publicar em qualquer lugar na Internet, ou seja, é como se "filmássemos" o computador como desejamos. Esta ferramenta ensina como instalar e manusear o programa.
winklogo.gif





Picasa

external image landingpage.jpg


O Picasa da Google é um software de transferência gratuita que o ajuda a:

- Localizar e organizar todas as fotografias existentes no computador;
- Editar e adicionar efeitos às fotografias com alguns simples cliques;
- Partilhar as fotografias com outras pessoas através de e-mail, impressões e na web.





O Imeem oferece arquivos de músicas de graça.
É possível conhecer outras pessoas e compartilhar informações por meio das suas playlists. Outra funcionalidade é usar os arquivos com o código "embedded" para colocar as músicas em sites ou no seu blog.
No site, os vídeos e músicas estão separados por categorias e géneros. Além das playlists, outro recurso de redes sociais usado pelo Imeem são os blogs.

imeem.jpg








Mercora Music Seach é a porta de saída para uma surpeendente descoberta e experiência musical. Os amantes da música podem apreciar e ouvir de imediato a full-comprimento músicas, a partir de uma coleção de mais de 3 milhões de faixas exclusivas de 200 000 artistas que cobre todos os géneros musicais.


imagem_ferramenta_formação.jpg